Em Paraty, é possível curtir uma praia deserta e ir a um festival de música no mesmo dia! Patrimônio da Humanidade, tanto pela natureza quanto pela cultura e gastronomia, tem sempre muita coisa boa rolando!
Vale dizer que há eventos para todos os gostos: música, gastronomia, corridas/maratonas, fotografia, cerâmica e muito mais. Entre em contato para saber as melhores dicas
Quanto à natureza, temos praias de fácil acesso, os famosos passeios de barco e trilhas e aventuras das mais tranquilas às mais complexas. Abaixo, alguns dos nossos cantinhos favoritos.
Quer saber mais? Nossos hóspedes recebem um guia exclusivo com dicas de passeio para todos os gostos e te ajudamos a planejar sua viagem!
Centro Histórico
Com mais de 30 quadras de construções datando desde o séc XVII, este é um dos espaços históricos mais bem preservados de todo o Brasil. Não deixe de conhecer a Casa da Cultura, Antiga Prisão, Museu de Arte Sacra, Forte Defensor Perpétuo entre outros equipamentos culturais e construções históricas. A gastronomia também passa por aqui: chefs dos mais variados lugares do Brasil e do mundo se encontram com os saberes tradicionais indígenas, caiçaras e quilombolas, merecendo o título de Cidade Criativa pela gastronomia, reconhecida pela UNESCO. Alguns dos principais eventos culturais do país também acontecem aqui, como a FLIP, Festa Literária de Paraty, que reúne diversas editoras e pessoas que fazem a literatura no Brasil e no mundo acontecer (o nosso festival favorito!).
Saco do Mamanguá
Para quem curte natureza, aventura e gastronomia, o Saco do Mamanguá é um universo a descobrir. De proporções gigantes, tem 8k de mar entre duas montanhas, com mais de 30 praias em sua extensão, além do famoso Pico do Pão de Açucar, com mais 400m de altitude, uma trilha difícil e um visual de tirar o fôlego, este é realmente um lugar único no Brasil e no Mundo. Você pode acessar esta maravilha de barco ou trilha, saindo tanto do Centro Histórico, ou da praia de Paraty-Mirim (a preços mais módicos). Te ajudamos a preparar esta experiência de uma forma única e fora do convencional.
Trindade
Talvez um dos mais queridos cartões postais de Paraty, esta vila reúne caiçaras já a muitos anos e é um ponto de encontro perfeito entre mar e montanha, formando a famosa Piscina Natura do Cachadaço. Um lugar ótimo para curtir praias (são 3 praias de fácil acesso e outra com 30 min de trilha), a piscina natural e, para quem curte trilhas e aventuras, a divisa de estado SP-RJ, a famosa Cabeça do Índio. Difícil conhecer tudo em um único dia, você vai ficar com um gostinho de quero mais. Por fim, a vila conta com ótimos e acessíveis restaurantes. Atenção apenas para a trilha da cabeça do índio, que deve ser feita apenas com guias, pois entra em mata fechada.
Paraty-Mirim
Uma praia ótima para levar crianças, por conta do mar tranquilo e sem ondas, Paraty-Mirim tem fácil acesso, conta com estrutura e também tem saídas para passeios de barco pelo Saco do Mamanguá, Ilha dos Cocos e Ilha da Cotia. Uma jóia rara, com muita coisa para conhecer ou simplesmente o pouso ideal para relaxar.
Praia de São Gonçalo/São Gonçalinho
A praia de São Gonçalo conta com nada menos que 4km de faixa de areia banhada por um mar super tranquilo e com poucas ondas. Há trechos onde ela fica vazia e outros trechos mais badalados, para quem curte um agito. Já a Praia de São Gonçalinho, fica logo depois desta e conta com acesso por trilha. Ela é menor, mas o efeito da água encostando na praia em dias ensolarados é memorável.
Ilha do Pelado ou do Cedro
Estas duas ilhas tem acesso muito fácil pelas praias do Iriri, Cão-Morto ou São Gonçalo. O visual da ilha de frente para o paredão da Serra do Mar é surreal e as águas são super claras e sem ondas, protegidas pela baía de Paraty e Ilha Grande. Recomendamos muito estes passeios para quem curte relaxar com uma bela vista, basicamente, todo mundo!
Cachoeira do Saco Bravo
Uma das aventuras mais difíceis e lindas de Paraty: uma cachoeira que deságua em uma piscina de frente para o mar, ao longo de um costão rochoso. Mais um dos visuais únicos deste lugar. Chegar até aqui requer um planejamento, mas relaxe, que te ajudamos com toda a logística e você só se concentra em subir e descer montanhas. Vale notar que esta trilha só pode ser feita com guias locaisi credenciados e é um passeio que começa de manhãzinha e vai até de noite, mas o visual e a energia do lugar compensam todo o esforço.
Passeio de Barco
Passeios de barco são uma das mais tradicionais atividades em Paraty, mas não se engane: em meio a mais de 60 praias e dezenas de ilhas, nenhum passeio é igual ao outro. Além do mais, a quantidade de pessoas do seu grupo e o tipo de barco fazem toda a diferença. Se você estiver em poucas pessoas, pode fazer o tradicional passeio de escuna, mas pode também entrar em um passeio compartilhado de lancha ou veleiro, que te levam a lugares mais distantes e mais vazios. Se você estiver em um grupo grande, pode fazer seu próprio passeio privativo nas traineiras caiçaras. Porém, se você quiser uma experiência diferente, pode passar uma noite no mar, a bordo de um veleiro, navegando ao sabor dos ventos. Nós te ajudamos com a melhor escolha e os melhores contatos para curtir este passeio mágico.
Turismo de Base Comunitária
Uma boa parte do território de Paraty se estende pelas montanhas da Serra do Mar, em boa parte protegidas pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina. É aqui que vivem muitas populações indígenas, quilombolas e caiçaras, habitantes tradicionais deste território. A rede Nhanderekô reúne algumas destas comunidades, oferecendo experiências de imersão cultural com estas comunidades. Talvez uma das mais interessantes experiências de turismo de base comunitária do Brasil. Conheça mais através do site oficial.
Festivais: FLIP, Bourbon Festival, Festival de Gastronomia, Festival de Fotografia Paraty em Foco
Fique de olho no calendário de Paraty para saber das principais celebrações nesta cidade. Tem de tudo um pouco, com muita cultura, saberes e entretenimento rolando durante o ano inteiro. Alguns dos mais importantes eventos culturais do país acontecem por aqui. Que tal combinar uma experiência de natureza com cultura?